quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Hatshepsut




OST
0,80X1,00
Sandra Honors/2010

Hatshepsut foi a primeira  mulher faraó da história, conseguindo esse título após vencer muitos obstáculos. Governou o Egito sozinha por 22 anos, na época, um dos Estados mais ricos. 


Hatshepsut dedicou a maior parte de seu período como governante máxima do Egito a embelezar o país e restaurar os templos. O centro de suas atividades foi a capital, Tebas, mas também edificou a famosa Capela Vermelha do templo de Amon, em Karnak. Na cidade de Tebas, seu arquiteto favorito, Senemut (ou Sen-en-Mut), que alguns pesquisadores consideram como seu provável amante, desenhou e comandou a construção de um templo funerário que se tornaria uma das mais belas jóias do Antigo Egito: o Dyeser-Dyeseru (o sublime dos sublimes).

Ainda que Hatshepsut tenha passado à história como uma governante pacífica, ela realizou várias campanhas militares para proteger seu país.

Durante seu reinado valorizou a expressão artística, produziram-se novos tipos de escultura e iniciou-se a prática de escrever os textos funerários em papiros, o Livro dos Mortos. Realizou também expedições comerciais. 

Por causa de sua forte personalidade e competência, conseguiu a façanha de controlar por mais de 15 anos, o grande Tutmés III, o futuro criador do império egípcio, seu enteado e sobrinho e verdadeiro herdeiro do trono. Finalmente (1458), o poder de Hatshepsut sucumbiu a  energia do sobrinho, deixando na história do antigo Egito o inapagável registro da passagem de uma personagem extraordinariamente importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário