Projeto Exposição Itinerante "Mulheres que marcaram época"

SUMÁRIO:
I – CURADORIA
II-  APRESENTAÇÃO
III- OBJETIVOS
IV- JUSTIFICATIVA
V-  CURRÍCULO DAS ARTISTAS

I – CURADORIA:

  
Sandra Honorato – sandra_honor@hotmail.com 

II – APRESENTAÇÃO:
A Exposição Itinerante “Mulheres que marcaram época” é composta de 20 obras, com dimensões variando entre 0,50X 0,60 a 0,90X1,00, onde cada artista procurou retratar mulheres que se destacaram em seu tempo em diversos segmentos da sociedade, como: política, religião, esporte, cinema, teatro, música, artes plásticas, etc.
A técnica utilizada foi pintura a óleo e mista; o gênero, figurativo e o estilo, acadêmico e moderno.

III- OBJETIVOS:
O Projeto pretende despertar a atenção das pessoas, para o fato de que muita coisa mudou com relação à posição das mulheres nas sociedades modernas, mas, sem dúvida alguma, muitos avanços ainda se fazem necessários até que estas sejam reconhecidas em toda sua verdadeira grandeza e importância, na construção de uma sociedade justa e digna.
As artistas plásticas, Regiane e Sandra, escolheram algumas mulheres que marcaram época, por sua beleza, graça, inteligência, talentos artísticos, força, determinação, bondade, carisma, mas que, como qualquer ser humano , enfrentaram barreiras, preconceitos e uma série de obstáculos que precisaram ser superados.
Assim, além de grandes mulheres, tornaram-se igualmente fonte de inspiração para todos nós!



IV- JUSTIFICATIVA:
O dia 8 de março foi a data escolhida pelas Nações Unidas como o dia Internacional da Mulher. Época em que nos lembramos de todas as nossas conquistas nas esferas política, econômica e social. Mas, apesar de todos os avanços e vitórias, muito ainda precisa ser feito até que sejam vencidos todos os preconceitos e violência sofrida pelas mulheres.
Precisamos promover constantes debates e reflexões, pois ainda que muitas conquistas tenham sido consolidadas ao longo dos anos, ainda hoje, mulheres são diariamente violentadas, surradas, discriminadas e mortas, de forma cruel, banal e sem sentido.
Ao retratarem essas 20 mulheres em suas obras, as artistas plásticas Regiane Bassani e Sandra Honors tentam mostrar como é possível diante do sofrimento, adversidades, críticas e oposições, ressurgirmos inteiras, fortes, atuantes e vencedoras e mudarmos o curso da nossa história.




BREVE CURRICULO DAS ARTISTAS:


REGIANE BASSANI:
Regiane Bassani - Nascida em 12.01.1968, natural de São Caetano do Sul - SP.
Reside atualmente em Jaboatão dos Guararapes - PE. Autodidata, iniciou nas artes plásticas em 1993 onde fez curso de pintura com os artistas Léo Vila e Carlos Queiroz em Recife/PE. Seu estilo de pintura é o figurativo e a técnica predominante é óleo s/ tela e eucatex. Participou de diversas exposições coletivas em Galerias, museu e espaços culturais, entre elas: "Nossa Terra, Nossa Gente" - Artífice Galeria de Arte , Mini-quadros - Galeria Arte 2, Grupo Dadarte - Museu Murilo La Greca,"Natureza e Forma 1" - Spagheti Expresso, "Shopping Mulher" - Shopping Center Recife.

SANDRA HONORS:
Natural de São Paulo / SP, onde reside atualmente.
Bacharel em Direito pela PUC/SP de formação, desde cedo mostrou tendência para as artes e espiritualidade que considera atualmente sua verdadeira vocação..Fez alguns cursos de pintura e design gráfico, e sente uma imensa paixão pela pintura à óleo. Suas telas refletem sua ligação com os temas espirituais e ao mesmo tempo são uma homenagem ao universo feminino, seus mistérios, encantos e sensualidade. Artista filiada à ABACH – Academia Brasileira de Arte,Cultura e História – e SINAP ESP/AIAP.
Participou de diversas mostras Estaduais, Nacionais e internacionais, entre elas :
_Exposição 1ª Integração Artística e Cultural Brasil/Brasília – Secretaria de Estado 
De Cultura do Distrito Federal em parceria com o Clube dos Pioneiros e Academia Brasileira 
De Arte, Cultura e História – ABACH – Teatro Nacional Claudio Santoro – DF 2009
_Exposição Coletiva de Arte "De las Estrellas"
Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - ABACH
Hall de Las Estrellas - Conrad Resort & Casino - Punta Del Este – Uruguai 2009
_Mostra D'Arte Erotica Brailiana - LineaDarte Officina Creativa - Napoli 
  Itália - 2010 



Publicação:
Anuário Brasileiro de Artes Plástica Consulte vol IX;pag 104

Prêmios:
Medalha de Prata, tela iemanjá
Menção honrosa, tela Oxum




FAÇA UMA VISITA AO NOSSO SITE: