sábado, 25 de setembro de 2010

Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles
Nasceu em 7 de novembro de 1901 no RJ
Foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira.
É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.Órfã de pai e de mãe, Cecília foi criada por sua avó portuguesa
Aos nove anos, ela começou a escrever poesia.
Aos dezoito anos de idade,  publicou seu primeiro livro de poesias, Espectro,
No ano de
1922, ela se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo, falecido em 1972.
Teve ainda importante atuação como
jornalista, com publicações diárias sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, tendo fundado, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil. Em1939, publicou Viagem, livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.



(...) Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano."

"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."


Óleo s/painel  - 0,50 X 0,60 - ano de produção 2009
R.Bassani

Nenhum comentário:

Postar um comentário