sábado, 8 de janeiro de 2011

Nádia Comaneci

Nadia Elena Comăneci
12.11.1961 - Onesti / Bacau
 
Com apenas 14 anos, 1,50 m e 35 kg, a jovem Nadia Comaneci cravou seu nome na história da ginástica artística em Montréal. As atuações precisas e cheias de graça da prodígia romena deixaram os árbitros embasbacados, e lhe renderam três medalhas de ouro.
Nadia triunfou nas barras assimétricas e na trave de equilíbrio; à frente de outras 85 ginastas, no individual geral (que reúne as provas de salto sobre o cavalo, barras assimétricas, trave de equilíbrio e solo). Pela primeira vez na história dos Jogos, ela recebeu sete notas 10 dos jurados, pontuação máxima e até então inédita a uma ginasta. Além disso, Nadia foi a melhor ginasta da equipe da Romênia, que levou a medalha de prata, perdendo apenas para a União Soviética. Por fim, ainda alcançou o bronze na prova de solo. A exuberante apresentação valeu à pequena ginasta o título de "Rainha de Montreal". Quando retornou ao seu país, o governo romeno lhe deu a medalha de Heroína Socialista do Trabalho.

"Gostaria de ganhar  uma bicicleta nova, porque a minha está com um pedal quebrado e não gosto da cor dela"

(Nadia dizendo o que gostaria de ganhar do governo de seu país depois de conquistar cinco medalhas  -Montreal-1976)



Óleo s/painel - 0,40 X 0,60 ano de produção 2010
R.Bassani



Um comentário:

  1. O Fanzine Episódio Cultural é um jornal bimestral sem fins lucrativos, distribuído gratuitamente no sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Salvador-BA e Rio de Janeiro. Para participar basta enviar um artigo sobre esporte, moda, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, turismo, biografias, livros, curiosidades, folclore, saúde, Teatro, cinema, revistas, fanzines, música, fotografia, mini contos, poemas, etc.
    Contato: Carlos (editor)
    machadocultural@gmail.com
    http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
    VEJA O FANZINE EPISÓDIO CULTURAL NA FEIRA DO LIVRO DE POÇOS DE CALDAS 2011
    http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br/

    ResponderExcluir